UOL

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Seu cão pode salvar vidas!

Olá pessoal!


Vocês sabiam que os cães de vocês também podem salvar vidas?
Pois é! Os nossos já fazem este digno trabalho.

Fechamos uma parceria com a
VETPAT, que fará a avaliação trimestral dos nossos cães com hemograma completo, perfil renal e hepático, e testes de herlichiose, babesiose e brucelose canina e em contra partida, nossos cães doarão sangue para cães que necessitem.

A médica veterinária Dra. Camila Montanari Ruiz, veio ao nosso canil acompanhada da estagiaria Thaís Regina Barbosa e da técnica em bioquímica Marcila Cristina Anacleto para coletar amostras de sangue e também as bolsas para transfusão de sangue.

A Dra. Camila, que trabalha com hemocentro vet. há 4 anos, explicou que depois da coleta, o sangue é levado ao laboratório e, já são realizados todos os exames necessários para avaliar a viabilidade do sangue, a partir de uma amostra coletada do próprio animal além da bolsa. A partir daí é iniciada a preparação para armazenagem, separando os hemocomponentes e as bolsas são seladas, pesadas e etiquetadas. Este processo demora cerca de 48 hrs. Depois bolsa esta liberada para a trasfusão ou para armazenagem.
A armazenagem do sangue total ou do concentrado de hemácias (série vermelha do sangue) deve ser refrigerada de 2º à 8ºc, no máximo por 35 dias da coleta. Já as plaquetas (série branca do sangue) devem ficar em temperatura ambiente, porém precisam de agitação constante, e devem ser utilizadas em no máximo 5 dias. Por fim, o plasma fresco deve ser congelado em menos 20ºc e tem validade de 1 ano.

Para doar sangue, o cão precisa ter mais de 25kgs., mais de 1 anos de idade e não estar no cio nem gestante ou lactante.


Os akitas que doaram sangue foram:

Tsumi, Mizu, Maya, Suzuki, Debret, Hoshi, Negro, Kori, Arashi, Kimie, Kaori.

Obrigado meus filhos! Agora vocês fazem a diferença não só na nossa vida... Mas também na vida de outros cães!

Nenhum comentário:

Postar um comentário